CASOS CLÍNICO DO INSTITUTO

Volte a Página Principal e ache o especialista



 

 

 

 

CIRURGIA GUIADA POR COMPUTADOR:

Trabalho Publicado na defesa da tese 2009

Volte a Página Principal e ache o especialista



A equipe formada por mestres e doutorandos em implantologia (Dr. Carlos Villaça, Dr. Dalton Marinho e Dr. Elson Simões Reis) publicaram em Fevereiro de 2009 na USC - BAURU. Resultados da pesquisa desenvolvida com a técnica de cirurgia guiada por computador.

CONCLUSÕES:

A técnica demonstrou ser altamente confiável e precisa, com resultados estéticos e funcionais extremamente favoráveis.

Os pacientes relataram um pós-operatório muito favorável, sem necessidade de uso contínuo de analgésicos ou anti-inflamatórios, além da terapêutica recomendada.

Os resultados estéticos dos implantes demonstraram que o posicionamento dos implantes estava dentro do padrão que havia sido planejado na cirurgia virtual.

A análise tomográfica das distâncias e desvio vieram a confirmar a exatidão que o sistema demonstrou clinicamente, sendo uma opção extremamente favorável para a aplicação na clínica diária.

A técnica, apesar de aparentar muita facilidade, exige do cirurgião conhecimentos prévios de cirurgia, conhecimento dos acidentes anatômicos; é crítica quanto à montagem dos dentes no plano de orientação, demandando conhecimentos de prótese e, quando do planejamento, é necessário que o cirurgião esteja familiarizado com o software para conseguir o máximo de informações que a técnica pode fornecer dando, dessa forma, previsibilidade ao procedimento.

É, portanto, uma ferramenta excelente, confiável e segura nas mãos de cirurgiões experientes que podem contar com a tecnologia para proporcionar bem estar aos pacientes, previsibilidade dos procedimentos operatórios com pós-operatórios favoráveis.

Dr. Carlos Villaça - Bauru-SP -
Telefone: (14) 3227-7141
/ (14) 3223-1504

Dr. Dalton Marinho Brasília - DF -
Telefone:
(61) 3351-4601 / (61) 8164-4440

Dr. Elson Simões Reis - Rio de Janeiro - RJ -
Telefone:(21) 3717-1797 / (21) 7617-4301

 

RESULTADOS:

Foi realizada tomografia computadorizada após instalação dos implates e abaixo a figura mostra a precisão da técnica de cirurgia guiada por computador.


Teste para ver a precisão do que foi planejado no computador (em amarelo), para o que foi excutado no paciente (em vermelho).

 

CIRURGIA GUIADA POR COMPUTADOR:


Planejamento - Maxila Prototipada

A revolução tecnológica experimentada nos últimos tempos, com o surgimento de computadores portáteis ( Notebooks ), telefones celulares, vídeo-conferências, internet wireless , aviões controlados quase totalmente por computador ( fly by wire ) e televisão digital, atinge também a Odontologia e, principalmente, a Implantologia, onde uma crescente aplicação de alguns desses recursos é observada. Superada a etapa de experimentação da função imediata e sua influência na manutenção da osseointegração, clínicos e pesquisadores têm experimentado, na proporção igualmente veloz à evolução tecnológica, maneiras mais rápidas e seguras de reabilitar os pacientes desdentados .

Essa busca é impulsionada pelo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), que aponta para um crescente aumento da expectativa de vida e, por conseqüência, da demanda de pacientes desdentados totais que, hoje, estima-se alcançar cerca de 6 a 10% da população mundial e poderá chegar a 15% em até 20 anos.

Daí a necessidade de oferecer aos pacientes, na sua maioria idosos e/ou de saúde debilitada, técnicas reabilitadoras mais simples, rápidas, seguras e previsíveis.

 

Conceito de cirurgia guiada por computador

Como evolução da prototipagem biomédica surge o conceito de cirurgia guiada por

computador, importante ferramenta de análise diagnóstica, na qual é possível planejar e

executar, na tela do computador a partir de um software específico e, num segundo momento,

no próprio paciente, cirurgias para instalação de implantes e próteses, de forma rápida e

previsível. Este recurso tem angariado credibilidade e já está sendo oferecido por algumas

empresas.

 

Técnica

A técnica cirúrgica guiada por computador, baseia-se em dados fornecidos por tomografia

computadorizada.


Imagem Reconstruída - Tomografia


Cortes Tomográficos



Corte Axial

Volte a Página Principal e ache o especialista